Exame Auditores & Consultores

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Dúvidas

Aposentados podem prestar Concurso Público?


Aposentados pela iniciativa privada podem prestar concursos públicos, pois a lei permite que a aposentadoria do INSS seja acumulada com a aposentadoria própria de servidores públicos.

Porém, servidores públicos aposentados não podem acumular os rendimentos de aposentadoria de dois cargos (CF, art. 37, § 10), exceto nas hipóteses previstas pela Constituição (art. 37, XVI).

Caso você seja aposentado pelo serviço público e passe em outro concurso, deverá optar por um dos dois rendimentos.

Outra possibilidade é a reversão, quando o aposentado retorna ao mesmo cargo, prevista na Lei 8.112/1990, art. 25.

Outrasdúvidas

Apostilas, Onde posso encontrar?


A EXAME AUDITORES & CONSULTORES não disponibiliza apostilas e, ainda, não se responsabiliza por quaisquer cursos, textos e outras publicações de terceiros referentes aos Concursos ou Processos Seletivos que organiza.


Como faço para me inscrever para um Concurso ou Processo Seletivo?


O procedimento é simples:

  • Acesse “CONCURSOS EM ANDAMENTO” no site da empresa, no menu superior ou pelo banner “INSCRIÇÃO ONLINE – FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO”;
  • Selecione o concurso ou processo seletivo desejado;
  • Clique em “FAÇA SUA INSCRIÇÃO”;
  • Escolha o cargo;
  • Caso já tenha cadastro, insira CPF e senha. Se não tiver, clique em “QUERO ME CADASTRAR” e preencha os dados;
  • Confira todos os dados e clique em “FINALIZAR CADASTRO”;
  • Em seguida, clique em “IMPRIMIR” para emissão do boleto;

O sistema confirma a inscrição após o retorno do banco indicando o pagamento.

Como data, horário e local de provas?


Essas informações constam no Edital normativo e no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI). Para acessar o CDI:

  • Entre na “ÁREA DO CANDIDATO” com CPF e senha;
  • Clique em “Histórico”;
  • Selecione o concurso desejado;
  • Clique em “Comprovante Definitivo de Inscrição” e imprima.

Como verificar se meu pagamento foi identificado?


Essas informações constam no Edital normativo

  • Acesse a “ÁREA DO CANDIDATO”;
  • Clique em “Histórico” e selecione o concurso;
  • A confirmação ocorre em até 3 dias úteis após o pagamento, indicando “Confirmação de pagamento – EFETUADO”.

Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI)


Essas informações constam no Edital normativo e no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI). Para acessar o CDI:

  • Entre na “ÁREA DO CANDIDATO” com CPF e senha;
  • Clique em “Histórico”;
  • Selecione o concurso desejado;
  • Clique em “Comprovante Definitivo de Inscrição” e imprima.

Chamada de candidatos fora do número de vagas


A nomeação de candidatos fora do número de vagas pode ocorrer quando:

  • Candidatos renunciarem ou não se empossarem;
  • Servidores forem exonerados, aposentados, falecidos ou demitidos.

O órgão deve respeitar a ordem de classificação prevista no edital.

Acúmulo de cargos no serviço público


A Constituição (art. 37, XVI) veda a acumulação de cargos, exceto:

  • Dois cargos de professor;
  • Um cargo de professor com outro técnico ou científico;
  • Dois cargos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

Para vínculos celetistas, o acúmulo é permitido se houver compatibilidade de horários.

Esqueci minha senha, como recuperar?


O processo para recuperar a senha cadastrada é bem simples:


  • Acesse “ESQUECEU A SENHA?” na Área do Candidato;
  • Escolha entre e-mail ou CPF para recuperação;
  • Siga as instruções na tela.

Obs.: o sistema diferencia maiúsculas de minúsculas.

Cadastro Reserva


  • Não garante nomeação imediata;
  • Os candidatos são convocados conforme necessidade do órgão, dentro do período de validade do concurso.

Obrigatoriedade de chamar todos os aprovados


  • Devem ser admitidos os candidatos dentro das vagas do edital;
  • A Administração pode chamar além das vagas, respeitando a ordem de classificação.

Isenção da Taxa de Inscrição


  • Solicitar online, no período indicado no edital;
  • Preencher cadastro, emitir boleto (se necessário), ou entregar documentação presencialmente conforme edital;
  • O pedido será analisado pelo órgão e deferido ou indeferido.

Alteração de dados ou senha. Como faço para alterar?


  • Acesse a Área do Candidato;
  • Clique em “Alterar Dados” ou “Alterar Senha”;
  • Atualize os campos e clique em Enviar.

Em caso de dúvida, basta entrar em contato com nossa empresa através do telefone (31) 3225-7833 de segunda à sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 18h, ou nos enviar uma mensagem pelo canal FALE CONOSCO).

Período de inscrições


O período de inscrições encontra-se no Edital normativo

Posso me inscrever para mais de um cargo?


Sim. Entretanto, havendo coincidência quanto aos horários de provas, deverá optar por apenas um deles.


Provas Anteriores


A EXAME AUDITORES & CONSULTORES não disponibiliza provas ou simulados referentes a Concursos ou Processos Seletivos anteriores. Sugerimos que orientem seus estudos pelos programas de provas disponíveis nos editais.


Atribuições dos cargos


As atribuições de cada cargo encontram-se no Edital normativo.


Data de vencimento do boleto para pagamento da taxa de inscrição?


Geralmente o vencimento do boleto para pagamento da taxa de inscrição pode se estender em até 01 dia útil após o término do período de inscrições. O período de inscrições encontra-se no Edital normativo.


Matéria a ser estudada


A matéria para ser estudada a fim de ter uma boa preparação para as provas encontra-se no Edital normativo.


Quando minha inscrição será confirmada?


Assim que recebermos da instituição bancária a confirmação de que o sistema já identificou o seu pagamento. A identificação do pagamento ocorre no prazo máximo de 03 (três) dias úteis após a efetivação do pagamento da taxa.


Restituição da Taxa de Inscrição


  • Atenção: Concurso suspenso não é cancelado.
  • Caso o concurso seja suspenso e posteriormente a suspensão seja revogada, as inscrições continuam válidas e será publicado um edital retificado com novo cronograma.
  • O Formulário de Restituição da Taxa de Inscrição estará disponível no site da empresa organizadora em até 3 (três) dias úteis após a publicação do ato que motivou o adiamento, cancelamento, suspensão ou alteração da data das provas ou exclusão de algum cargo.
  • As instruções sobre preenchimento e envio do formulário constam no Edital de Abertura, disponível no site da empresa organizadora.
  • A restituição será processada pela Prefeitura Municipal em até 20 (vinte) dias úteis após o término do prazo estabelecido, via depósito bancário na conta informada no formulário.
  • Importante: Ao solicitar a restituição, o candidato será automaticamente excluído do concurso.

Emissão da 2ª via do boleto bancário


  • Acesse o banner “2ª VIA DO BOLETO – CLIQUE AQUI PARA IMPRIMIR” no site da empresa organizadora;
  • Informe CPF e senha cadastrados;
  • Clique em “Continuar”. Caso tenha esquecido a senha, use a opção “ESQUECEU A SENHA?”;
  • Na Área do Candidato, clique em “Histórico”;
  • Selecione o concurso desejado em “SELECIONE UM CONCURSO”;
  • Clique em “Confirmação de pagamento – EM ABERTO – Imprimir 2ª via do boleto”;
  • Pague o boleto em qualquer instituição bancária;
  • A confirmação do pagamento ocorre quando a empresa recebe a confirmação do banco.

Taxa de inscrição, quantidade de vagas, carga horária e remuneração, onde estão?


Todas essas informações estão disponíveis no Edital normativo do concurso, incluindo:

  • Valor da taxa de inscrição;
  • Quantidade de vagas por cargo;
  • Carga horária;
  • Remuneração inicial.

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